JOVEM SAUDÁVEL

Olá, estamos aqui porque te queremos ajudar a aproveitar a vida ao máximo.

A partir de algumas dicas sobre alimentação e actividade física, esperamos que consigas ser mais feliz, aproveites melhor as tuas capacidades e, acima de tudo, conheças melhor o teu corpo.

domingo, 3 de junho de 2012

V Forum de Projectos de Prevenção de Obesidade


A Equipa do Projecto Bichinho da Fruta assistiu ao V Fórum Internacional de Projetos de Prevenção da Obesidade, que decorreu nas instalações da Faculdade de Medicina de Lisboa organizado pela Faculdade de Medicina de Lisboa em colaboração com a Direção Geral da Saúde e a Plataforma contra a Obesidade, sob a direção científica da Professora Isabel do Carmo e do Dr. Pedro Graça.
 
De entre as várias preleções a que assistimos gostaríamos de salientar:
 
A Drª Gemma Salvador, dietista da Direção Geral de Saúde Pública apresentou alguns dos programas e projetos em desenvolvimento na província autónoma da Catalunha (Barcelona) com o objetivo de combater a obesidade infantil, nomeadamente o ALADINO (Estuda a prevalência da obesidade infantil na região), o NAOS (Estratégia conjunta de um conjunto alargado de serviços da comunidade da Catalunha que procura combater a obesidade), o PAAS (programa que promove a alimentação saudável e atividade física na região), o PREME (programa que avalia nutricionalmente as refeições servidas em ambiente escolar), o PAFES (plano de atividade física, desporto e saúde) AMED (Sistema de certificação de restaurantes que na sua ementa integram refeições saudáveis) e o programa ESCALERES (incentiva a população geral a subir as escadas em substituição do elevador ou mesmo das escadas rolantes).
 
A Drª Carla Lopes, da Universidade do Porto, apresentou alguns aspetos a ter em conta no momento de definição e avaliação de projetos de intervenção comunitária de combate à obesidade.
 
Assistimos com especial atenção a apresentação do projeto Lancheiras implementado na região do Alentejo pelo Núcleo Regional da Plataforma contra a Obesidade, pela Drª Cristina Miranda. 

Add caption

Add caption










 A equipa do Projecto Bichinho da Fruta, a convite da organização apresentou um poster representativo do trabalho desenvolvido desde o ano letivo 2010-2011 no Agrupamento de Escolas Ourém.  

Sem comentários:

Enviar um comentário

O Bichinho da Fruta agradece a sua participação.