JOVEM SAUDÁVEL

Olá, estamos aqui porque te queremos ajudar a aproveitar a vida ao máximo.

A partir de algumas dicas sobre alimentação e actividade física, esperamos que consigas ser mais feliz, aproveites melhor as tuas capacidades e, acima de tudo, conheças melhor o teu corpo.

quinta-feira, 12 de abril de 2012

Ciclo de Conferências - O futuro da alimentação

A equipa do Projecto Bichinho da Fruta assistiu, à conferência Alimentação e Saúde com as preleções dos professores Professor Tim Lang e Pedro Graça, integrada no ciclo de conferências organizado pela Fundação Calouste Gulbenkian em colaboração com o jornal Público.
 
Tim Lang, professor de políticas alimentares na Universidade de Londres ofereceu uma visão geral sobre a dificuldade de reunir saúde humana e saúde ambiental através da alimentação, argumentando que está agora a surgir uma análise sofisticada, que, apresenta desafios para a política pública, uma vez que as estruturas políticas atuais estão segmentadas, quando o século XXI precisa, isso sim, de ideias e medidas políticas integradas.
 
Já o professor Pedro Graça, Diretor do Programa Nacional de Promoção da Alimentação Saudável da DGS/MS) referiu que nos últimos anos a comunidade científica tem procurado encontrar diversos modelos de consumo de nutrientes que permitam ao ser humano viver mais tempo e com maior qualidade de vida. Apesar de muitas incertezas, tem vindo a ser possível definir um conjunto de recomendações nutricionais relativamente consensuais em algumas áreas. Elas são a base do trabalho dos técnicos de nutrição e outros profissionais de saúde. A dificuldade de colocar estas recomendações em ação, ou seja, transformar recomendações nutricionais em recomendações alimentares, prende-se com a dificuldade de transformar conceitos globalmente aceites (as necessidades nutricionais dos seres humanos) em políticas locais concretas que possam dar resposta a objetivos de produção agrícola local, de proteção do ambiente ou de modelos de educação, que podem variar consoante os diferentes modelos de desenvolvimento. Surge então a dúvida se podemos utilizar como referência um modelo de consumo nutricional adequado, podemos também importar um modelo global de consumo alimentar?

Esta e outras questões serão respondidas nas restantes sessões deste ciclo de conferências.

Sem comentários:

Enviar um comentário

O Bichinho da Fruta agradece a sua participação.